quinta-feira, 28 de novembro de 2013

MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA


Os partidos precisam voltar a ser ferramenta de transformação da sociedade assim como o sindicato também ser visionário enquanto classe social e representatividade dos trabalhadores, possibilitando avançar nas medidas contidas no Manifesto do Partido Comunista. 
“1- Expropriação da propriedade fundiária, nos países e emprego das suas rendas para despesas públicas;  2- imposto fortemente progressivo; 3- abolição do direito de herança; 4- confisco da propriedade de todos os emigrados e rebeldes; 5- centralização do crédito nas mãos do Estado por meio de um banco nacional com
capital do Estado e monopólio exclusivo; 6- centralização, nas mãos do Estado, de todo sistema de transportes; 7- multiplicação das fábricas nacionais e dos instrumentos de produção, cultivo das terras incultas e melhoramento das terras cultivadas, de acordo com um plano geral; 8- trabalho obrigatório para todos, organização de exércitos industriais, particularmente para a agricultura; 10- educação pública e gratuita para todas as crianças, abolição do trabalho infantil; gradativamente desaparecimento das classes.” (MARX, ENGELS, 2001,  p. 59 e 60).
 Manifest der Kommunistischen Partei.
"1 - Enteignung des Grundbesitzes und die Beschäftigung in den Ländern ihres Einkommens an den öffentlichen Ausgaben; 2 - stark progressive Steuer, 3 - Abschaffung des Erbrechts, 4 - Beschlagnahme des Eigentums aller Emigranten und Rebellen, 5 - Zentralisierung der Kredit die Hände des Staates durch eine Nationalbank mit
  Landeshauptstadt und ein exklusives Monopol, 6 - Zentralisierung in den Händen des Staates, der von allen Verkehrssystem; 7 - Multiplikation der nationalen Fabriken und Produktionsinstrumente, Kultivierung und Verbesserung der unbebauten Ackerland , nach einem allgemeinen Plan , 8 - Zwangsarbeit für alle Organisation industrieller Armeen, besonders für die Landwirtschaft; 10 - kostenlose öffentliche Bildung für alle Kinder, die Abschaffung der Kinderarbeit. allmähliche Verschwinden der Klassen "

Dessas ideologias acima que o Manifesto do Partido Comunista apresenta como concepção programática para se obter uma revolução e romper com a dominação burguesa, podemos ver que não estamos com esse propósito de imediato. A revolução é um processo lento e gradual, o que propomos como sendo para Blumenau sendo para os trabalhadores sendo as bandeiras de lutas mais voltadas as ideologias socialistas que são mais amenas no sentido reformador. No Brasil se demarca esse espaço reformador como sendo socialismo, mas que poderia ser observado como sendo social democrata em busca de um pacto entre classes sociais, emergir algo voltado para o controle social. Fazendo valer a lei de ficha limpa e o estadista que o povo espera de governantes um governo para os trabalhadores, priorizando Saúde, Educação, Habitação Vertical, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Segurança, Espaços de Multiuso e Trabalho e Renda. Os eleitores elegendo os candidatos da Frente de esquerda estarão possibilitando o fim dos desperdícios dos recursos estatais locais.     
Bibliografias:  
MARX, ENGELS, Manifesto do Partido Comunista Editora Anita Garibaldi, São Paulo, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário