sábado, 5 de outubro de 2013

ANALISE CRÍTICA DO PARTIDO SOCIALIMO E LIBERDADE DE BLUMENAU 2012 ALIANÇA COM PSTU


Hugo Voigt estudante de História da FURB atual presidente do PSOL de Blumenau - SC

Analisando o partido no processo eleitoral em 2012, a partir dos olhares de Hugo Voigt atual presidente do Partido Socialismo e Liberdade. A importância da participação no processo eleitoral em pontos positivos e negativos. Possibilitando avanços futuros a partir do aprendizados sobre os nossos desafios em Blumenau.

Divisão em três analises, a primeira analise sobre a ação, a segunda analise uma crítica e a terceira analise um conclusão sobre a participação do partido no processo eleitoral municipal em Blumenau.

1º Da ação do partido em 2012:



2º Da crítica da ação do partido:

POSITIVO

O primeiro ponto positivo foi à participação do PSOL com candidato próprio 50 - Osni Valfredo Wagner no processo eleitoral em Blumenau, sendo um contra ponto aos outros três candidatos do PT, PSDB e PSD.

A participação nos debates do candidato 50 - Osni Valfredo Wagner e nos programas de rádio e Tv com um Jingol: “vote 50 a hora da virada chegou” foi um diferencial na cidade de Blumenau.

As pesquisas feitas pela Ric Record chegou a 7%, mas a estrutura humana e financeira não conseguiu manter esse percentual que poderia chegar em 15 mil votos tivemos um resultado de quase 3 mil votos.

NEGATIVO

Questões negativas como a falta de estrutura e recursos humanos e financeiro limitaram a campanha eleitoral do PSOL em Blumenau em espaços de debates, rádio e tv.

Ocorreu entendimentos equivocados do PSTU que fez uma nota pública contra Osni Valfredo Wagner em supostamente teria dito que Napoleão seria secretário do governo da Frente de Esquerda escrito pelo JSC. Esclarecendo Osni Valfredo Wagner disse que o então candidato Napoleão seria um ótimo secretário, em tom de piada, pois a única coisa que Napoleão fez em toda eleição é sorrir, sem proposta, em um discurso pronto.

A piada contribuiu para a imprensa conservadora e burguesa manipular os fatos e a falta de estrutura jurídica impossibilitou fazer o direito de resposta que é em 72 horas.

Esses desentendimentos e divergências aconteceram por falta de dialogo e impediu por sua vez o entendimento de questões que convergem para a esquerda. Infelizmente esses poucos militantes acabaram por apresentar somente questões de que Osni Valfredo Wagner como “erros” e não valorizaram as coisas positivas.

Tivemos problemas de agenda pois a maioria continuou a trabalhar, ficando para poucos as tarefas burocráticas, centralizando tarefas por falta de recurso humano, dinheiro e sem apoio do partido nas esferas estadual e nacional.

O problema de agenda talvez tenha sito um dos maiores problemas para a construção das ideologias que a frente de esquerda estava propondo em seu arcabouço teórico do plano de governo.

 

3º Da conclusão sobre o partido:

Analisando outros fatos do PSOL em outros municípios, mesmo com todas as dificuldades o partido conseguiu fazer uma aliança com o PSTU. A aliança exigida pelo PSTU de ficar com a majoritária ou proporcional, causando uma divisão entre o espaço do PSTU e o espaço PSOL, não tivemos propriamente uma aliança de fato, apenas de direito.

Apesar de todas as dificuldades essa pequena coligação fez surgir um fato novo na cidade de Blumenau que foi a Frente de Esquerda PSOL – PSTU: Blumenau para os trabalhadores! Na eleição de 2012.

 

PLANO DE GOVERNO

Em defesa dos direitos sociais como saúde, educação, habitação e transporte coletivo de qualidade. A tarifa zero foi um dos ponto fortes em que o candidato Osni Valfredo Wagner se destacou nos debates e entrevistas na eleição de 2012.

Concluímos que temos mais pontos positivos do que negativos, os pontos negativos na realidade são desafios que o PSOL e a esquerda em Blumenau tem para superar.

Devemos aprender com essas dificuldades da falta de estrutura, com mais planejamento e formação política. A falta de dialogo superar a partir da combinação de agendas possíveis e a crítica que seja construtiva.

 


Hugo Voigt

Presidente do PSOL Blumenau

 

 

                                                          Blumenau, 30 de setembro de 2013.


Mais---> [PDF]

Proposta de governo - DivulgaCand

divulgacand2012.tse.jus.br/.../mostrarPropostaGoverno.action?sqCand...

50 - Osni Valfredo Wagner Marcos Roberto Bugmann. Prefeito vice ... *entre outros propósitos que estarão no projeto de cidade (Plano e Metas) - que norteiam.
Visitou esta página 4 vezes. Última visita: 29-08-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário